Pequenos e compactos espaços são uma constante nos dias atuais, e muitas vezes por um bom motivo. Eles não apenas nos encorajam a consumirmos menos e minimizar nossos bens, mas também contribuem para reduzirmos nossa emissão de carbono.

No entanto, vivendo nos grandes centros urbanos e em pequenos apartamentos, precisamos muitas  vezes abrir mão da jardinagem. 

Ainda que possamos ter alguns espaços públicos para plantações, nós também queremos ter o prazer de plantar e colher nossas próprias hortaliças e temperos em casa.

Para todos nós, moradores de apartamentos, pequenas casas e que vivem em ambientes compactos, aqui vão 5 dicas para plantar seu próprio alimento em pequenos espaços

1. Examine o seu espaço e escolha as plantas corretas

Em qual local da sua casa bate mais luz solar? Você tem uma pequena varanda para vasos de plantas? As suas janelas possuem espaço o suficiente para vasos ou bandejas? 

Após encontrar o melhor espaço para sua plantação, está na hora de decidir o que plantar.

Por exemplo, ervas são muito boas para serem plantadas em uma caixa de janela, enquanto tentar plantar uma fruta extensa é impossível.

Você deve considerar a quantidade de espaço que tem e fazer uma breve pesquisa sobre o que pode plantar, com base no tipo de jardim que deseja ter, por exemplo frutas, vegetais, ervas ou flores.

2. Encontre potes, vasos reciclados e o solo ideal para começar

Uma vez que você já sabe o que plantar e onde plantar, o próximo passo é escolher os materiais necessários para seu jardim.

Lojinhas de bairro são excelentes lugares para encontrar potes e floreiras, mas você também pode construir o seu próprio com material reciclado. Comece seu jardim caseiro comprando ou preparando seu próprio solo. Se comprar a terra em uma loja local, procure por marcas orgânicas e ecológicas.

3. Comece a plantar!

Agora que você já sabe o local ideal, o que plantar e o tipo de solo, pode dar início ao plantio.

Alface, cenoura, tomate, e hortaliças no geral, costumam crescer dentro de casa com a quantidade certa de luz solar e água. Algumas opções também simples podem ser a cebolinha, gengibre, salsa, coentro. 

Não se esqueça de regar diariamente com água, deixar as plantinhas no sol e garantir os nutrientes necessários para cada uma delas.

Ah, e claro, dar aquela pitada de amor para suas plantinhas crescerem muito saudáveis!

4. Faça compostagem 

Suas plantinhas já estão crescendo e esse é um excelente momento para você começar a fazer compostagem para ajudar a reduzir o lixo doméstico.

Os benefícios para o solo incluem melhorar a retenção de umidade, reduzir pragas e alimentar organismos úteis. A compostagem também pode fazer você economizar dinheiro em condicionadores de solo e alimentos vegetais. 

Muitas cidades também têm pátios de compostagem e você pode doar seus restos de comida e lixo orgânico para a horta urbana local.

5. Faça sua colheita e aproveite

Com todos os cuidados que aprendeu até agora e muito comprometimento, você vai conseguir muito em breve colher e usar seus alimentos em receitas deliciosas.

Além disso, vale sempre compartilhar com os amigos e familiares as dicas de plantio e aumentar cada vez mais essa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *