Cada vez mais pessoas têm começado a plantar alimentos em casa, principalmente quem tem um espaço maior e pode plantar em um ambiente externo.

Entretanto, ultimamente muitas pessoas que moram em apartamentos, centros urbanos ou ambientes pequenos também estão aderindo as hortas, chamadas de “hortas inteligentes”.

Estas possibilitam plantar em menor espaço e precisam de menos tempo de cuidado, uma combinação muito procurada pelas pessoas que levam vidas corridas. 

Visto que falamos o que são essas hortas,  agora queremos te contar 5 motivos para você ter uma horta inteligente:

1 – Ocupam menos espaço


Hortas inteligentes são desenvolvidas para aproveitarem as condições da melhor maneira possível. Assim, otimizam a utilização de recursos como nutrientes, água e luz. Incrível né?

Com isso é possível que estruturas menores sejam utilizados para plantar uma variedades de plantas, que de outra forma, seriam plantadas no modo convencional, precisando de mais terra e mais espaço.

Assim você já pode plantar no seu apartamento, ou em qualquer outro lugar pequeno, pois elas não vão ocupar muito espaço.

As b.Boxes, horta inteligente da Brota, tem 20 cm por 20 cm

2 – Hortas inteligentes poupam tempo

Por possuírem uma otimização da composição da terra, ou de uma melhor disponibilidade de nutrientes, ou então de até um sistema de irrigação próprio, elas possibilitam o cultivo de uma variedade de plantas sem precisar despender tanto tempo, comparado ao necessário para plantar em uma horta tradicional.

Por um lado, é ótimo para quem não tem tanto tempo para se dedicar ao cuidado das plantinhas, e ao mesmo tempo quer se aventurar a ter a sua própria horta em casa.

3 – Podem crescer mais rápido

Pelo mesmo ponto que falamos ali em cima sobre a disponibilidade de nutrientes, as hortas inteligentes, por utilizarem de forma mais eficientes o que tem disponível, permitem unir o conhecimento sobre crescimento de plantas com tecnologias, de modo a crescerem mais rápido que o convencional.

Assim você não precisa esperar tanto tempo para ver a sua horta dando frutos e flores, além de poder colher mais vezes e com mais frequência.

4 – Hortas inteligentes ajudam a melhorar o ar

Não é de hoje que sabemos que as plantas são uma ótima forma de decorar e tornar o espaço mais aconchegante, bem como de serem uma distração para as horas vagas.

Em paralelo, plantas também podem habitar os espaços mais interiores e trazer vantagens como filtrar o ar e redução da poluição. 

Há um estudo iniciado pela NASA acerca dessa possibilidade das plantas melhorarem o ar do ambiente em que estão inseridas, tanto com relação ao gás carbônico (filtragem gerada pela fotossíntese, processo natural das plantas) quanto à capacidade de filtrar outros compostos.

As hortas inteligentes trazem consigo esse benefício também, possibilitando ter hortas em locais que antes não seriam possíveis de serem plantadas.

5 – Tem todos os benefícios de uma horta convencional também

Em suma, as hortas inteligentes somam aos benefícios de ter uma horta convencional.

Também possibilitam ter alimentos fresco, mais contato com o verde, cultivar o próprio alimento, mexer na terra e ver a plantinha crescendo ao passo de que as pessoas possam ter mais acesso ao que é natural e fresco.

Portanto, falta de tempo e espaço não são mais limitações para começar a plantar. 

E por fim, claro que não poderíamos deixar de falar da Brota, nossa horta inteligente que além de todos esses benefícios, possui também um design maravilhoso!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *