Sales Popup
Surat, Gujarat
6 hours ago

80 atitudes sustentáveis fáceis para começar hoje mesmo na sua casa

Quais ações sustentáveis qualquer pessoa pode fazer? 

A sustentabilidade tem sido uma das palavras mais utilizadas nos dias de hoje. Por ser um conceito amplo e abrangente, existem inclusive definições diferentes para explicar.

Uma das nossas favoritas é bem curta e simples: “Sustentabilidade significa sobrevivência”.

Quando falamos de atitudes sustentáveis, estamos nos referindo a pequenas ações que podemos tomar nas nossas vidas que garantam nossa sobrevivência como espécie, por meio da preservação ambiental.

Dentre as milhares de atitudes sustentáveis que existem no mundo resolvemos trazer 80 que julgamos fáceis de serem aplicadas, que em sua maioria, exigem pouco esforço do indivíduo e que geram um retorno seja ele financeiro ou na qualidade de vida.

Essas dicas que trouxemos foram baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para a Agenda de 2030.

Separamos em 8 blocos no total, que são voltados para:

  • Economizar Água
  • Reduzir Produção de Lixo
  • Reutilizar o Lixo Produzido
  • Reciclagem do Lixo
  • Maior Contato com a Natureza
  • Redução das Emissões de CO2
  • Mudança de Hábitos Alimentares

Aproveite a leitura!

Atitudes para Economizar Água

O primeiro bloco de dicas se refere a economia de água. Não precisamos nem dizer que a água é um dos bens mais valiosos que possuímos e que nem sempre damos o devido valor.

Seguindo as dicas que separamos aqui, você não vai precisar tomar nenhuma mudança radical e ajudar o planeta.

  1. Tome banhos mais rápidos. Dois banhos de 15 minutos, durante 365 dias, gastam em torno de 98.000 litros de água. Reduzir esses banhos em 5 minutos - pode ser até na hora em que você for se ensaboar - já trará uma economia de mais de 30.000 litros de água por ano. É bom para seu bolso e também para o planeta! ;)
  2. Feche a torneira para escovar os dentes. Principalmente se você for daqueles que sai passeando pela casa enquanto escova. Uma torneira aberta pode gastar até 3 litros de água por minuto. Reduzindo um minuto por dia, por um ano, dá para encher uma caixa d’água de 1.000 litros.
  3. Considere fazer um projeto de reaproveitamento de água da chuva. A água que é armazenada é chamada água cinza. Ela não pode ser usada para fins potáveis, mas você pode utilizar para tarefas como lavar seu quintal.
  4. Ensaboe primeiro sua louça e só depois enxágue. Você já sabe quanta água uma torneira aberta gasta em um ano, então tenha sempre isso em mente!
  5. Utilize aparelhos de eficiência hídrica. Por exemplo, válvulas de descarga com duplo acionamento (você encontra algumas por uns R$40 e podem reduzir em até 15% sua conta de água) e arejadores de torneira.
  6. Se você for daqueles que curte passar um momento com seu carro e lavar ele nos fins de semana, use baldes com água e invés de mangueira. 
  7. Chame um técnico na sua casa para detectar possíveis vazamentos ou infiltrações. Não só eles podem aumentar seu consumo de água como danificar sua residência no longo prazo.
  8. Se tiver um jardim ou horta na sua casa, opte por sistemas de irrigação para regar com mais eficiência. Além de gastar menos água, livra você do trabalho de regar sempre.
  9. Certifique-se sempre de fechar bem os registros de chuveiros e torneiras, para que não fiquem pingando.
  10. Se você tem máquina de lavar (geralmente daquelas mais antigas), pode usar a água que sobra para lavar seu quintal ou calçada – talvez não sirva pra você se sua máquina for nova, mas talvez ajude sua avó!

Atitudes para Reduzir Produção de Lixo 

Quando falamos de lixo é comum falarmos dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar.

O primeiro deles é sobre a redução da produção de lixo, que se resume em algumas atitudes mais conscientes sobre nosso consumo.

  1. Seja mais consciente nas compras que você faz. Compras feitas por impulso vão parar no lixo muito mais rápido que aquelas feitas por necessidade.
  2. Leve seus potinhos de vidro para comprar grãos e cereais a granel e fuja das embalagens descartáveis.
  3. Faça compras de mercado semanalmente invés de mensais. Você vai desperdiçar menos comida e acabar comprando somente o que for necessário. No fim do mês, pode acabar até economizando dinheiro com essa dica.
  4. Quando for comprar algum produto, priorize aqueles com embalagens retornáveis ou pelo menos recicláveis.
  5. Diga não às sacolas plásticas do mercado! Ao invés disso, dê preferência à ecobags que você possa sempre levar da sua casa para o mercado.
  6. Evite também copos plásticos descartáveis. Invés disso, guarde um copo, caneca ou garrafinha na sua mochila e leve eles com você por aí.
  7. Se for comprar uma quentinha em algum restaurante próximo, que tal levar seu próprio potinho de casa? Vai facilitar o transporte e dar uma forcinha pro dono do estabelecimento, que economiza na embalagem.
  8. Cancele assinatura de revistas físicas e as leia on-line. Não tem porquê ficar guardando tudo isso dentro de casa. Isso também vale para os jornais!
  9. Se ainda assim você preferir essas versões físicas do que digitais, façam com que eles percorram o maior caminho possível antes de ir ao lixo. Se for um jornal, por exemplo, depois de ler você pode oferecê-los aos seus vizinhos.
  10. Evite utilizar papéis de rascunho! Hoje com celular você tem na palma da sua mão quantas anotações precisar.

Atitudes para Reutilizar o Lixo

O segundo dos 3Rs é a reutilização do lixo. Logo depois de mudarmos nossos hábitos e torná-los mais conscientes, a reutilização trata de fazer com que esse lixo percorra um caminho mais longo antes de chegar à natureza.

  1. Toalhas velhas podem ser cortadas e virar panos de chão. Essa eu aprendi com a minha avó!
  2. Antes de jogar fora roupas velhas, veja se não tem alguém precisando. E spoiler: com certeza terá!
  3. Caso suas roupas estejam muitos desgastadas para doar, também podem virar panos para limpeza – camisetas viram ótimas flanelas para limpar vidros, por exemplo.
  4. Se tiver crianças em casa, utilize da criatividade para transformar revistas velhas e embalagens usadas em obras de arte. Ou então, porquê não procura uma escola próxima e vê se eles não precisam?
  5. Também existem diversos artistas por aí que precisam desses materiais que muitos desperdiçam para elaborar suas obras. E você consegue encontrá-los em alguns grupos locais no Facebook.
  6. Recipientes com ou sem tampa podem sempre ser reaproveitados – mas você é brasileiro, então eu sei que você já é fera nisso e reaproveita seus copinhos de geleia de mocotó para beber café e os potes de sorvete para guardar feijão.
  7. Cascas de ovos e borras de café podem ser boas opções para adubar suas plantas.
  8. E falando nisso, por que não fazer uma horta com garrafa pet? Aqui vão 70 ideias de hortas com garrafa pet para você se inspirar. E se você não quiser ter esse trabalho, eu também conheço uma outra horta feita com material reciclável que se cuida sozinha, mas não é o assunto agora!
  9. Se for o caso de utilizar um copo plástico descartável, faça dele seu amigo e fique com ele pra você sempre que precisar beber, invés de ficar pegando vários.

Atitudes para Reciclar o Próprio Lixo

Por último, vem a reciclagem. Aqui vamos falar de dicas que vão desde as mais básicas até as mais avançadas para que você consiga inserir esse hábito na sua rotina.

  1. Se ainda não fizer, comece pelo básico: separe o lixo orgânico do lixo reciclável - quando há a mistura muitas vezes o processo de separação pode se tornar muito caro ou até inviável.
  2. Pelo mesmo motivo, lave as embalagens que tiveram contato com alimentos ou resíduos orgânicos.
  3. Se no seu bairro tiver coleta seletiva, separe o lixo reciclado em papel, vidro, plástico ou metal e utilize sacolas transparentes (ou translúcidas) para facilitar os garis na identificação.
  4. Nem todos os materiais são recolhidos pela coleta seletiva! Se precisar descartar baterias, guarde-as consigo e procure os pontos de coleta próprios na sua cidade - baterias possuem metais pesados que são extremamente danosos ao meio ambiente.
  5. Por falar em materiais que não são coletados, o óleo de cozinha é um deles. NUNCA despeje na sua pia, já que um litro de de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água.
  6. O óleo de cozinha pode ser utilizado para fazer sabonete e tem muita gente que coleta de graça na sua casa e depois consegue tirar a própria renda disso - o melhor dos dois mundos!
  7. Da mesma forma, existem empresas que aceitam resíduos orgânicos para fazer compostagem - e você pode fazer até na sua própria casa, se quiser se aventurar.
  8. Sabe as caixas de leite e suco? Elas são feitas de um material chamado Tetra Pack, o que significa que tem plástico, papel e alumínio na composição. Para facilitar sua reciclagem recorte e abra as embalagens além de retirar suas tampinhas
  9. Se precisar dar fim em um pneu, tenho uma boa notícia - nós, brasileiros, somos uma referência mundial em logística reversa e coleta dos mesmos. Você pode saber mais sobre no RecilaNip (para você ter uma noção só em 2019, foram mais de 50 milhões de pneus reciclados).
  10. Por último, se no seu condomínio ou bairro a coleta não passar perto, existem PEV’s (Posto de Entrega Voluntária) em que você pode levar seu lixo reciclável lá e ainda tirar um trocadinho. Você consegue encontrá-los com muita facilidade jogando “PEV” no Google.

Atitudes para Economizar Energia Elétrica 

Essa aqui deve ser uma das mais procuradas pelo brasileiro. Afinal, as altas contas de luz costumam ser uma grande dor no nosso bolso, não é mesmo?

Então se liga nas dicas que a gente separou, que vão fazer uma diferença grande no seu bolso tanto no curto quanto no longo prazo.

  1. Mesmo que você já esteja voltando rapidinho, toda vez que sair de um cômodo crie o hábito de desligar todos os aparelhos. Muitas vezes a gente acaba arrumando outra coisa para fazer e eles acabam ficando lá ligados sozinho.
  2. Muito provavelmente você já substituiu suas lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Mas que tal trocar suas lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED? Elas são até 30% mais econômicas e tem uma vida útil 25% maior.
  3. Se o seu chuveiro é elétrico, a dica do banho rápido também vale aqui! Fazendo as contas, se você reduz 2 banhos de 20 minutos em um chuveiro elétrico de 4.500 W para 10 minutos, você pode economizar por mês até 45 kWh (pode chegar até R$ 45 em algumas regiões do Brasil)
  4. Ou então, coloque seu chuveiro no modo verão invés do inverno! Você pode economizar até 30% a mais no seu banho.
  5. Se você fica em casa durante o dia, opte pela luz natural invés de lâmpadas acesas e por uma janela aberta invés do ar condicionado.
  6. Mas se o ar condicionado for indispensável, tente usar ele por menos horas. Botando na ponta do lápis, um ar condicionado de 12.000 BTUs que você deixa de usar por 8 horas para usar 6, pode te trazer uma economia mensal de até 60 kWh (até R$ 60 dependendo da sua tarifa)
  7. Ou até, aumentar em 2°C a temperatura do seu ar. A sensação térmica não irá variar tanto e já dá uma ajudinha no fim do mês!
  8. Limpe os filtros do seu ar condicionado pelo menos uma vez ao mês. Vai melhorar o ar que você respira e seu aparelho vai precisar ser acionado menos vezes, se tornando mais econômico..
  9. Se você for comprar algum eletrodoméstico novo, procure aqueles que possuem classificação A, no selo PROCEL. Este selo indica quais aparelhos são mais eficientes energeticamente.
  10. Tire da tomada os aparelhos que ficam em standby - microondas, maquina de lavar, televisão -, já que eles podem representar até 12% da sua conta de luz. Só não vale desligar o freezer à noite, hein?
  11. Por último, uma dica que pode te salvar de gastar energia elétrica por mais de 25 anos. Sabe a energia solar residencial? Então, ela não é mais coisa do futuro. Os sistemas hoje já estão bem barateados e você pode fazer financiamentos que muitas vezes são pagos com a própria economia gerada. Fica a dica!

Atitudes para Trazer a Natureza Para Dentro de Casa

Cada vez mais, com as rotinas corridas da cidade, vamos nos afastando das nossas origens pouco a pouco. E no fim do dia, faz muita falta o contato com a natureza.

Trazer um pouquinho da natureza para seu dia a dia vai te trazer mais tranquilidade, harmonia e até te fazer enxergar o mundo de outra maneira.

  1.  Coloque plantas plantas para dentro da sua casa - elas podem ajudar a dar um ar mais fresco e a melhorar a umidade do ambiente.
  2. Leve as plantas também para seu escritório - Uma pesquisa da Universidade de Queensland mostra que plantas podem aumentar a produtividade no trabalho em até 15%.
  3. E já que vai começar a trazer algumas plantas para dentro de casa, porquê não você mesmo passar pela experiência completa do plantio, desde colocar a sementinha na terra? Pode ser uma ótima terapia e te reconecta às suas raízes!
  4. Uma dica que já citamos, mas que vale ressaltar: abra suas cortinas e permita a luz do Sol entrar! Luz solar é uma ótima pedida para sua saúde mental.
  5. Durante a manhã, sempre que o tempo estiver bom, abra todas suas janelas para entrar ar fresco e ventilar sua casa. Isso vai ajudar inclusive para que ela não fique nunca com aquele cheiro de guardado e previne doenças respiratórias que podem vir com ácaros, por exemplo.
  6. Utilize produtos eco-friendly. Substitua suas escovas de dente, toalhas e produtos de higiene pessoal por algumas alternativas que causam menos danos ao planeta.
  7. Sabe qual a parte da sua casa que você menos ocupa? Pensa um pouco. A parte que tem mais espaço disponível: suas paredes! Aproveite para começar um jardim vertical.
  8. Falando em ter um jardim, que tal começar sua própria hortinha em casa, para começar a colher seus próprios temperos e hortaliças?
  9. Se você tiver um quintal, pode até plantar alguns legumes maiores! Já pensou que incrível se alimentar do que você cultivou?
  10. Mas se te faltar espaço em casa, tempo para cuidar e conhecimento no assunto, que tal tentar uma Horta Inteligente? Posso fazer um pequeno jabá e te indicar a Brota: a primeira horta inteligente do Brasil. Mas é só se você quiser conhecer, tá?

Atitudes para Reduzir sua Produção de CO2

O dióxido de carbono, também conhecido como CO2, é um dos principais gases poluentes gerados por nós em diversos processos e um dos gases que causam desequilíbrio do efeito estufa que é responsável por grandes mudanças climáticas no planeta.

Você vai ver que as dicas que a gente trouxe não só são boas para ajudar a reverter esse cenário como irão melhorar sua saúde física e mental.

  1. Se morar perto do trabalho, troque sua ida de carro por uma caminhada ou até uma pedalada - vai ajudar o planeta, te fazer economizar na gasolina e ainda deixar sua rotina mais saudável.
  2. Agora se seu trabalho for um pouco mais longe, que tal dar uma chance pro transporte público? Você pode reduzir em até 8x a produção de CO2, substituindo sua ida de carro por uma de ônibus 
  3. Mas se ainda assim você precisa ir de carro, tente oferecer carona para algumas pessoas do seu trabalho - Elas ganham no conforto e o planeta agradece
  4. Não esqueça também que é importante sempre estar revisando o escapamento do seu carro, para que ele não libere mais gases poluentes do que o normal.
  5. E uma dica valiosa! Se você tem aquele pé pesado no acelerador, pegue um pouco mais leve. Ao queimar menos combustível você não só reduz o dióxido de carbono liberado como vai economizar na gasolina, que não anda nada barata aqui no Brasil.
  6. Se você ainda não usa o Waze no seu dia a dia, já é hora de começar! Assim você ganha mais tempo no seu dia, foge daquele trânsito cansativo e ainda diminui o número de carros presos no congestionamento.
  7. Plante uma árvore! Uma árvore média pode sequestrar até 15kg de CO2 por ano
  8. Se não tiver onde plantar, que tal apoiar projetos que podem fazer isso por você como a (colocar aqui aquela parceira da Brota)
  9. Lembra a história dos 3R’s? Então, diminuir a quantidade de lixo é uma ótima maneira de evitar que esses chegam à grandes aterros e liberem não só CO2 como outros gases do efeito estufa.
  10. Economize energia elétrica! Viu que sinergia boa? Para cada 100kWh de energia elétrica que você economiza, você evita em média a produção de 17,5 kg de CO2.

Atitudes para Transformar Seus Hábitos Alimentares

Mais da metade dos brasileiros está acima do peso e muito disso se deve à falta de atenção com a forma que nos alimentamos. Além da questão de peso, muitas outras doenças podem surgir no longo prazo por conta de uma alimentação desregrada.

Eu sei que você não vai mudar da noite para o dia, mas com essas dicas você já consegue dar os primeiros passos para uma vida mais saudável e duradoura.

  1. Faça uma segunda sem carne! A produção de carne tem uma grande participação nas emissões de gases estufa. Você não precisa parar de comer, mas que tal tentar ficar um dia sem?
  2. Dê preferência a legumes e verduras orgânicos. O Brasil é um dos maiores produtores de agrotóxicos do mundo, que por sua vez, consumidos em excesso podem trazer diversas enfermidades, como câncer.
  3. Também consuma carnes orgânicas. É isso mesmo que você leu, não são só legumes e verduras que podem ser orgânicos! Segundo a WWF Brasil, carnes orgânicas são aquelas produzidas em cadeias produtivas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis. 
  4. Lembra da dica lá de trás de começar uma hortinha em casa? Uma ótima maneira de transformar seus hábitos alimentares é começar a plantar parte do que você come. Você fica sabendo da origem dos seus alimentos e ainda por cima colhe eles frescos!
  5. Quando for ao mercado, dê uma chance às verduras e legumes de aparência diferente do padrão. Um terço das frutas e vegetais são desperdiçado por não serem considerados “bonitos”, mesmo tendo as mesmas propriedades dos demais.
  6. Apoie os produtores locais! Você além de estimular uma economia circular, comprando de uma pessoa mais próxima, seus alimentos percorrem um caminho mais curto e sofrem menos desperdícios.
  7. Se está cansado daqueles vegetais de sempre, conheça as PANCs. São plantas alimentícias não convencionais, que podem trazer uma variedade incrível para o seu cardápio.
  8. Valorize cada alimento que você compre e tente aproveitá-lo ao máximo. Não esqueça que muitas pessoas do mundo carecem de comida, então além de agradecer por ter o que botar no seu prato, faça esse alimento valer ao máximo. Desperdiçando menos alimentos, você economiza no longo prazo e ajuda o planeta, diminuindo a quantidade de lixo orgânico.
  9. E falando em aproveitar alimentos, sabia que a casca de muitas frutas e legumes podem ser reutilizados em outras receitas? Por exemplo, olha aqui essa receita de doce de casca de banana (https://www.tudogostoso.com.br/receita/21081-doce-de-casca-de-banana.html). Que tal tentar algo diferente e surpreender seus amigos? Aposto que eles nunca experimentaram coisa parecida!
  10. Se você já consome verduras e legumes regularmente, que tal se tornar assinante de cestas de orgânicos? Dessa forma você vai ter no conforto da sua casa legumes e verduras frescos, livres de agrotóxicos e feito por produtores locais. É uma situação em que você só ganha! E se quiser saber mais sobre isso, também vou te convidar para conhecer o BrotaBox, nosso projeto de cestas de orgânicos. Até o momento estamos operando somente no Rio de Janeiro, mas você pode ficar ligado no nosso trabalho e quem sabe muito em breve não chegamos na sua cidade?

E é só o começo

 

Mesmo com todas essas dicas, isso não é nem 1% das práticas sustentáveis que podemos adotar.

Mas esperamos que sejam um pontapé para que você consiga hoje mesmo aplicar algumas delas na sua rotina.

Mais do que isso, nosso maior propósito é te fazer refletir que existem maneiras práticas de ser mais sustentável sem que você precise mudar completamente seus hábitos e ainda por cima também se beneficiar com isso.

Nós acreditamos que essas ações precisam não só fazer bem ao planeta como fazer sentido para os indivíduos e trazer retornos, sejam estes financeiros ou em qualidade de vida.

Por isso, não deixe de compartilhar esses pontos também com seus amigos e familiares. Quanto mais pessoas pudermos alcançar, maior o impacto em suas vidas e no nosso planeta.

Tem alguma atitude que você acha que ficou faltando? Conta pra gente!

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados