Como começar a ter uma alimentação mais saudável?

Várias vezes você já deve ter se perguntado como ter uma alimentação mais saudável?

Veremos nesse artigo algumas dicas para que você possa começar agora mesmo uma alimentação mais sadia, e você verá que ter uma vida mais saudável e comer melhor não é um bicho de sete cabeças como você sempre imaginou, e verá que é possível começar agora mesmo os novos hábitos alimentares.

Motivos para uma alimentação saudável 

Antes de pensarmos em como começar a ter uma alimentação saudável é interessante ressaltar a importância de buscarmos ela. Vários são os motivos existentes e não é mistério para ninguém que ter hábitos saudáveis podem gerar diversos benefícios e garantir uma melhora na qualidade de vida.

Ok, você sempre ouviu falar que existem benefícios, mas afinal de contas, quais realmente são eles? A alimentação saudável é a principal responsável para o organismo ter um bom desempenho. Além de proporcionar mais disposição e energia, uma pessoa com uma alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.

Quer conhecer ainda mais os benefícios que esse hábito alimentar traz para nossas vidas? Confira abaixo:

Melhora do humor e Aumento da disposição

Sabe aquela história de que mau humor é fome? Pois bem, existem alguns alimentos que são fontes de serotonina – hormônio da alegria, como a banana e o chocolate.

O espinafre, por exemplo, possui vitamina B e ácido fólico, dois nutrientes atuantes no sistema nervoso e que ajudam a combater o estresse. 

E sabe aquele  outro ditado popular “saco vazio não para em pé”? Ele é a mais pura verdade. Comer adequadamente traz disposição ao organismo e à mente para enfrentar as tarefas do dia a dia. Alimentos ricos em carboidratos, por exemplo, são fontes imediatas de força e energia. Antes da atividade física, esse grupo nutricional é essencial.

Regulação do organismo e Prevenção de doenças

As civilizações têm usado os alimentos como remédio preventivo de doenças há milhares de anos. Alimentos vegetais, como brócolis e espinafre, fortalecem o sistema imunológico. A cenoura e a cebola são ricas em antioxidantes, que ajuda a retardar o envelhecimento precoce das células. E esses são só alguns exemplos.

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Dicas para começar uma alimentação mais nutritiva

Agora que você já viu alguns motivos, benefícios e a importância da alimentação saudável, podemos falar algumas dicas para que você saiba como começar a ter uma alimentação mais saudável. Veja só:

Beba bastante água

Beba bastante água, todos os dias. A água é essencial para o transporte de nutrientes no organismo e a hidratação. A água não deve ser substituída por refrigerantes, sucos, especialmente os industrializados, e muito menos bebidas alcoólicas.

É orientado 35ml/kg de água por dia, que é o mínimo que você precisa para se manter hidratado, e por isso ande sempre com uma garrafa de água para todo lado, isso irá te ajudar a beber a sua quantidade necessária. Fique atento a sede já é um sinal que você está desidratado!

Uma outra dica valiosa, fique atento a coloração da sua urina, segundo nefrologistas, quando bebemos pouca água, a urina tende a ficar mais escura, o que pode indicar desidratação, e quando a ingestão de água é correta, a urina fica bem diluída, com a cor amarela clara.

Dê preferência para alimentos integrais

Da mesma forma acontece com a farinha branca, ou seja, após um processo de refinamento, todo o valor nutricional dela foi retirado, restando apenas o carboidrato. E como mencionado, os nutrientes são extremamente importantes para o pleno funcionamento do nosso organismo.

Prefira as opções integrais do macarrão, arroz, pão, etc., que ainda preservam os nutrientes naturais. E fique atento para não ser enganado, pois o único tipo de farinha na lista de ingredientes do produto deve ser “Farinha de Trigo Integral”. Se tiver outro tipo de farinha de trigo, o produto não é 100% integral.

Inclua alimentos orgânicos em sua alimentação

Estes são preferidos pois são produzidos sem utilização de agrotóxicos e conservantes, que são substâncias maléficas para o nosso organismo. Caso não seja possível encontrar nestas versões, sempre ao escolher frutas, verduras e legumes, pense em como você as encontraria se estivesse pegando direto do pé.

Além disso, outras formas de identificar no supermercado se o produto é ou não orgânico é observar se a embalagem tem no rótulo o selo Produto Orgânico Brasil. No caso da compra direta de agricultores familiares que vendem sem certificação, o consumidor deve sempre pedir o documento que comprove o cadastramento do produtor como orgânico. Se oferecerem a você um tomate muito vermelho, muito redondo, de casca lisa e brilhante, fique esperto!

Dica de ouro: Diminua o consumo de sal

Diminua o consumo do sal, ele está diretamente ligado a doenças, como por exemplo a hipertensão. Para dar tempero ao seu prato, sem que seja necessário o uso do sal,  use e abuse de temperos naturais, manjericão, salsinha, tomilho, alecrim, entre outros;

Além de deixar sua refeição mais saudável, o uso de temperos naturais deixa tudo mais saboroso. Mas muito provavelmente, você está se perguntando como ter esses temperos frescos e em casa para temperar suas refeições.

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