Muita gente se pergunta como é que uma comida pode ser tão gostosa e outra, com os mesmos ingredientes, nem chegar perto do sabor ideal. Os segredos de uma comida saborosa fazem toda a diferença na receita.

Veremos nesse artigo algumas dicas de como dar mais sabor aos alimentos e pratos, sejam eles simples ou mais rebuscados e então perceberá que temperos podem ir muito além da cebola e do alho na busca de dar mais sabor aos alimentos. Vamos lá?

Por onde começar para dar mais sabor aos alimentos  

Seja para cozinhar para convidados, família ou até mesmo para si próprio, não há quem não goste de se surpreender e maravilhar quem saboreia seus pratos.

São cada vez mais os adeptos a cozinhar em casa uma vez que este gesto permite, não só, economizar dinheiro como também personalizar os pratos a gosto e quem sabe, desenvolver as habilidades de cozinheiro ou cozinheira.

Com isso, se você deseja acrescentar mais sabor aos seus pratos é preciso garantir a qualidade da escolha e preparo dos alimentos. Confira abaixo as etapas básicas para garantir o sucesso gosto da sua refeição:

1. Escolher alimentos de qualidade

Independentemente do tipo de prato que escolher, selecionar alimentos de qualidade é uma condição fundamental para que a sua comida tenha mais sabor. Só assim conseguirá garantir que consegue maximizar o sabor de cada prato que confecciona.

Esta escolha deve ser feita tendo por base a importância de consumir produtos de qualidade, e de que você possui consciência da origem. Algumas dicas valiosas ao escolher são:

  • Preste atenção à cor e ao odor dos produtos; 
  • Analise se há amassados, rachaduras, manchas ou furos; 
  • Prefira as frutas, legumes e verduras da estação, que são mais frescos e contêm menos agrotóxicos; 
  • Evite comprar frutas e legumes descascados, uma vez que não tem como saber se foram bem higienizados.

2. Respeitar os tempos de confecção

Há alimentos que se forem demasiado cozinhados perdem sabor e nutrientes. Respeitar os tempos de confecção de cada alimento, é um dos requisitos essenciais para que a sua comida tenha mais sabor.

Se não é um MasterChef, o recomendado é seguir receitas completas, que indiquem não só a quantidade de cada ingrediente a adicionar bem como os tempos de confecção mais apropriados.

Um exemplo é intensificar os sabores de carne, frango e peixe com técnicas de cozimento de alta temperatura, como grelhar, que ajudam a dourar a carne e dar sabor. Mas não cozinhe demais, não queime a carne.

Uma outra dica é grelhar ou assar legumes em um forno muito quente (230 °C) ou grill para um sabor doce e defumado. Antes de colocá-los no forno, pincele ou borrife levemente com óleo em alta temperatura e polvilhe com ervas.

Dicas de como dar mais sabor aos alimentos

Agora que você já viu alguns motivos e por onde começar, vamos conhecer 4 dicas para dar mais sabor aos alimentos e pratos utilizando temperos no preparo. Veja só:

3. Utilizar temperos para dar mais sabor

Adapte os temperos a cada alimento do seu prato e respeite as fases em que os mesmos devem ser aplicados. Se, por exemplo, está a cozinhar um prato de carne, saiba que há determinadas carnes que devem ser marinadas durante algumas horas em vez de uns meros minutos.

Esta técnica vai permitir amaciar a carne e, ao mesmo tempo, dar-lhe mais sabor, pois os temperos são absorvidos pela carne.

O uso final de ervas frescas, além de ajudar a empratar o prato, é também um excelente truque para dar mais sabor aos seus pratos.

4. Construa camadas de sabores

Um erro comum de cozinheiros iniciantes é não respeitar as etapas do preparo de cada alimento. Quando pensamos em proteínas, grãos, vegetais e todo o tipo de ingrediente, há uma série de procedimentos específicos que precisam ser seguidos. Da mesma forma, há uma maneira certa de dar sabor a cada um desses alimentos.

Uma boa refeição é construída por camadas de sabores. Todos os alimentos de um prato devem estar temperados e devidamente preparados. Por isso, é importante utilizar uma base de temperos correta para dar sabor à comida.

Por exemplo a salsinha e cebolinha são recomendadas para preparar carnes, risotos e massas, o alecrim para pães, carnes suínas e molhos e o manjericão para acompanhar as massas.



legumes-e-verduras-no-mercado

5. Utilize diferentes tipos de caldos

Pratos que exigem água no seu preparo podem receber uma dose a mais de sabor com os caldos. Risotos, ensopados, molhos para massas, carnes de panela, todos esses pratos podem ser incrementados com caldos naturais.

Os que achamos no supermercado contêm muito sódio, por isso é melhor utilizá-los com moderação ou preferir fórmulas naturais e caseiras. Eles podem ter vários sabores como: vegetais, carne, frango e peixe.

6. Experimente diferentes temperos frescos

Como dito no começo deste artigo, os temperos podem ir muito além da cebola e do alho que, por sinal, são essenciais para dar sabor à comida.

Acontece que eles não são os únicos a darem um gostinho especial às receitas. E como também já mencionado há uma diversidade de temperos e especiarias que devem ser experimentados para auxiliar a dar mais sabor aos alimentos.

A mistura entre sabores doces e picantes, salgado e ácido, dentre outras combinações, é o que deixa uma receita única. Para ajudar, preparamos uma lista dos principais temperos. Confira!

  • Raspas e suco de limão
  • Açafrão da Terra // Cúrcuma
  • Alecrim
  • Canela
  • Cardamomo
  • Cebolinha
  • Colorau / Urucum
  • Cravo
  • Louro
  • Manjericão
  • Noz moscada
  • Orégano fresco
  • Páprica doce ou picante
  • Pimenta do reino
  • Salsinha
  • Tomilho

Além de deixar sua refeição mais saudável, o uso de temperos naturais deixa tudo mais saboroso. Mas muito provavelmente, você está se perguntando como ter esses temperos frescos e em casa para temperar suas refeições.

Venha conhecer a horta inteligente, orgânica e domiciliar da Brota Company. Com ela você conseguirá ter todos os temperos que desejar de forma fácil e prática.

Conheça aqui a b.Box e saiba mais sobre ela!

Não esqueça de nos falar o que achou desse artigo, aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *