Sales Popup
Surat, Gujarat
6 hours ago

Guia completo para cultivar alface: do plantio à sua mesa

Saiba como cultivar mudas de alface em casa de maneira simples e tenha a sua disposição essa hortaliça que é rica em nutrientes e de baixo teor calórico 

Alfaces

Que os alimentos orgânicos são um dos melhores caminhos para a manutenção da saúde e do bem-estar você já sabe. Mas, para além dos aspectos de qualidade de vida, você sabia que é possível ter acesso a hortaliças fresquinhas, de maneira totalmente descomplicada e inteligente, sem sair de casa? 

No artigo de hoje você confere como cultivar, no conforto do seu lar, a rainha das hortaliças: a alface. Calma, é mais fácil do que você imagina e a gente te mostra o passo a passo. Confira!

Os diferentes tipos de alface 

De modo geral, a alface é rica em nutrientes, vitaminas, fibras, possui baixo teor calórico e pode fazer parte de diversas receitas culinárias. Por isso, antes de falarmos sobre como cultivar alface, vamos conhecer um pouco melhor as principais características dos diferentes tipos desta hortaliça que está no Top 10 das mais consumidas no Brasil e é item indispensável naquela saladinha de domingo. 

Americana

De formato arredondado, semelhante ao do repolho, a alface americana (ou alface iceberg) é ideal para dar um toque especial em saladas e pratos quentes, dado sua maior resistência à temperatura e ao seu alto teor de água. Com uma textura mais crocante em comparação aos outros tipos de alface, tem sabor suave e é amplamente utilizada em redes de fast food e lanchonetes, sobretudo na elaboração de sanduíches com ingredientes quentes. 

Roxa

Com a ponta das folhas na tonalidade roxa, este tipo de alface conta com a presença de antocianina, substância responsável pela coloração e que traz benefícios para a saúde como ação antioxidante e anti-inflamatória. 

Melhora da memória no curto prazo, auxilio na prevenção de glaucomas e inibição da ação do colesterol ruim (LDL), contribuindo na redução das chances de desenvolver doenças cardiovasculares. 

Comumente utilizada em saladas variadas, graças a sua cor, confere um charme a mais ao prato. 

Crespa 

Com folhas soltas, largas e macias, tem textura crespa nas pontas. É aquele tipo de alface utilizado em propagandas de sanduíches, um verdadeiro clássico! 

Na sua composição, encontramos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como o fósforo e o cálcio, além da vitamina C - importante no combate de radicais livres. 

Pode acompanhar pratos quentes, ser utilizada em saladas com frutas e até mesmo em sucos - combinando com a couve. 

Lisa

Assim como diz o nome, este tipo de alface tem as folhas lisas e textura macia, que se dissolve com facilidade na boca, razão pela qual também é popularmente conhecida como alface-manteiga. 

Com um sabor mais marcante, é rica em clorofila (poderoso antioxidante natural), cálcio e potássio, harmonizando bem com sanduíches frios, saladas em geral e até mesmo pizzas vegetarianas.  

Romana

Com tonalidade verde-escura, a alface romana tem folhas mais resistentes e compridas, semelhante à acelga. 

A textura deste tipo de hortaliça é crocante, sendo um ingrediente chave na preparação da tradicional salada caesar  (também conhecida como salada césar). 

Além disso, pode ser consumida refogada ou em sopas - agregando aos pratos quantidades consideráveis de vitamina K e magnésio.  

Como cultivar alface

Para ter hortaliças fresquinhas e orgânicas à disposição, o melhor caminho é investir em uma horta caseira. Não tem muito espaço em casa? Mora em apartamento? Sem problemas! É possível cultivar a alface em pequenos vasos. Vamos ao passo a passo:

  1. Volte na nossa lista de tipos de alface e escolha qual deseja cultivar. Em seguida, escolha um vaso de plástico com pelo menos 15 cm de profundidade para fazer o cultivo - este deve conter furos no fundo para evitar o acúmulo de água. 
  2. Preencha 2/3 do vaso com terra (substrato) e dê preferência a adubos orgânicos, como o húmus de minhoca. 
  3. Coloque algumas sementes no vaso, mas não deixe elas muito próximas, pois ao brotarem cada muda precisará do seu próprio espaço para desenvolver-se. 
  4. Cubra, com cuidado e delicadeza, as sementes com mais um pouco de terra. Nada de apertá-las, tá bom?
  5. Borrife água sobre a superfície. Sem exageros para não encharcar a terra. 
  6. Regue seu vaso diariamente, durante um período aproximado de 2 semanas, até as sementes germinarem.  
  7. Após germinadas, regue dia sim, dia não. Lembre-se de deixar o vaso em um espaço onde haja incidência solar e boa ventilação. 

Hora da colheita

O tempo de crescimento da alface pode variar de 60 a 90 dias. Para saber se já é a hora de colher, observe o tamanho das folhas e a cor - de acordo com as características do tipo plantado. 

A poda pode ser feita cortando a cabeça da alface, com o auxílio de uma faca ou tesoura, deixando a base no vaso, assim você terá uma segunda colheita. Outra opção possível é, em um primeiro momento, colher apenas as folhas maiores, permitindo que as folhas internas se desenvolvam e cresçam mais. 

Alface para além da salada tradicional

Agora que você já sabe como cultivar e colher alface em casa, que tal uma receita simples para usar sua hortaliça orgânica? Confira como fazer rolinhos de alface e vá além da tradicional salada com tomates e cebola.

Ingredientes

5 folhas de alface lisa

5 fatias de queijo (de sua preferência)

5 fatias de presunto magro ou peito de peru

1 cenoura ralada

Modo de preparo

  1. Sobre a folha da alface coloque uma fatia de queijo e uma fatia de presunto/peito de peru. 
  2. Distribua um pouco da cenoura ralada sobre toda a superfície da fatia e enrole cuidadosamente a folha. 
  3. Prenda o rolinho com o auxílio de palitos.
  4. Coloque os cinco rolinhos de alface em uma travessa e regue-os com um molho de sua preferência.
  5. Bom apetite!

Otimize o processo de cultivo

Não tem tempo para plantar ou para regar as mudas de alface todos os dias? Quer tornar o processo de cultivo ainda mais fácil e simples? Invista em uma horta inteligente. 

Com a ajuda da Brota você pode cultivar hortaliças e ter alface fresca na sua casa de maneira totalmente descomplicada e prática. 

Além de ser mais rápido, no vaso comum você consegue suas plantinhas por volta de 60-90 dias, com a b.Box Led isso é possível em poucas semanas.

Quer saber mais? Confira nossa box e inove no plantio dos seus alimentos orgânicos. 

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados