Sales Popup
Surat, Gujarat
6 hours ago

Guia completo para cultivar orégano: do plantio à sua mesa

Aprenda como cultivar orégano em casa de forma simples e tenha à sua disposição folhas orgânicas para preparar aquele prato especial

 

Erva perene e de fácil cultivo, o orégano é amplamente utilizado em todo o mundo, seja para dar mais sabor a pratos culinários ou para fins medicinais. Suas folhas são consumidas na forma fresca ou seca (desidratada) e, dado sua versatilidade, podem ser incorporadas tanto em receitas frias quanto quentes, como, por exemplo, no preparo de saladas, omeletes, refogados, tortas, pães e bolos. 

No artigo de hoje você confere como cultivar essa erva aromática na sua horta caseira e fica por dentro de quais os cuidados necessários para que a planta se desenvolva sem nenhum problema. Boa leitura!

Como cultivar orégano em casa

Para cultivar orégano em casa e usufruir de todos os benefícios da erva, siga o passo a passo que preparamos para você e, claro, já separe aquela receita especial para usar as primeiras folhas da sua muda de orégano.

  1. Escolha o vaso em que deseja plantar as sementes. Este deve ter furos no fundo, a fim de possibilitar a drenagem da água, deste modo as raízes podem respirar e não correm o risco de apodrecer. 
  2. Preencha o vaso com um substrato rico em nutrientes - sempre que possível, dê preferência ao uso de adubos orgânicos, como o húmus de minhoca ou o adubo proveniente de compostagem caseira.
  3. Coloque as sementes no vaso e cubra-as com cerca de 1 cm de terra, mas sem apertá-las, tá bom? 
  4. Escolha um local onde haja luz solar direta para deixar o seu vaso de orégano. A luminosidade é essencial para que as folhas se desenvolvam e fiquem ainda mais aromáticas. Além disso, o orégano se desenvolve melhor em locais onde haja uma temperatura moderadamente quente. 
  5. Regue o vaso em dias alternados para que a terra esteja sempre úmida. Tanto o excesso quanto a falta de água podem prejudicar a erva. Por isso, o segredo de irrigação para deixar o orégano forte é um só: moderação. 

Como colher o orégano 

Agora que você já sabe como cultivar orégano, é importante saber a hora certa de fazer a colheita, certo?

A germinação das sementes ocorre, em média, após duas semanas do cultivo. No entanto, é recomendável colher as folhas somente quando a planta tiver alcançado um mínimo de 20 centímetros de comprimento.

Colha apenas os ramos que for utilizar, evitando assim o enfraquecimento da planta. Contudo, lembre-se de que os ramos são anuais e se não forem colhidos secarão no inverno e voltarão a brotar no verão. 

As folhas do orégano são mais saborosas no tempo de floração. Desta forma, ao surgirem as primeiras flores (que por sinal também são comestíveis) não tenha dúvidas em fazer uma colheita e deixar as folhas desidratarem.

Para aproveitar o sabor e o aroma do orégano seco, basta deixar as folhas colhidas secarem em um local sem umidade e que tenha boa ventilação.  

Cuidados com as mudas de orégano

O orégano não é tão exigente quanto aos nutrientes. Por isso, a adubação pode ser feita a cada três meses, de modo a devolver ao solo as propriedades necessárias para que a planta siga se desenvolvendo. 

Além disso, é sempre importante remover plantas invasoras (ervas daninhas) do vaso, já que estas competem por nutrientes e recursos, enfraquecendo a muda de orégano.

Do mesmo modo, não deixe o vaso em um local onde haja a ação de ventos fortes ou geadas, essas variações bruscas no clima podem causar danos irreversíveis à planta. 

Menos processos, mais praticidade

Para além do plantio do orégano, cultivar uma horta caseira é, sem dúvidas, um dos melhores caminhos para quem deseja ter uma alimentação mais saudável e orgânica.

Porém, se você faz parte do time daqueles que não tem muito tempo para começar uma horta do zero ou para fazer a manutenção do solo e irrigação, há uma solução! 

Invista em hortas inteligentes e tenha mais praticidade na hora de cultivar seus alimentos orgânicos.

Com as b.Box da Brota, por exemplo, você não só torna todo o processo de plantio mais ágil como também otimiza o seu tempo, já que estas contam com sistema de irrigação automático e um solo inteligente - com nutrientes na medida certa.  

Tem dúvidas sobre como funciona, quais os cuidados e quais ervas e hortaliças pode cultivar além do orégano? Confira a central de ajuda e tenha acesso a todas as informações necessárias para começar a inovar na sua alimentação.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados