O que deve ter um cardápio equilibrado? - Brota Company

Vemos atualmente, os brasileiros indo cada vez mais atrás do que deve ter um cardápio equilibrado no dia a dia. Além de melhorar a qualidade de vida, um consumo saudável e equilibrado pode contribuir para a manutenção da energia e disposição de um indivíduo

Na correria do cotidiano, nem sempre é possível fazer escolhas saudáveis, por isso é fundamental um planejamento de um cardápio semanal para melhorar o bem estar. Trouxemos aqui algumas das vantagens e algumas dicas para montar um cardápio equilibrado. 

Por que montar um cardápio equilibrado?

Para garantir uma boa qualidade de vida, a alimentação é um dos principais pontos que devemos nos atentar. Os alimentos que ingerimos interferem diretamente no nosso bem estar, na nossa disposição e na nossa saúde.

Dessa forma, ter montado um cardápio equilibrado facilita muito a ingestão de alimentos mais saudáveis e, consequentemente, ajuda no bom desempenho das atividades no dia a dia.

Além disso, um cardápio equilibrado pode contribuir muito para sua economia financeira, evitando gastos desnecessários com fast foods e restaurantes e com compras desnecessárias em supermercados.

Esse tipo de cardápio contribui também para a ingestão dos nutrientes adequados na quantidade certa que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

O que deve ter um cardápio equilibrado?

Um cardápio equilibrado deve conter os grupos alimentares de forma harmônica, fornecendo ao indivíduo todos os nutrientes necessários na medida certa. Aqui vamos descobrir quais são os alimentos indispensáveis para se montar uma refeição.

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo humano e servem como base da nossa alimentação. Contudo, devem ser consumidos sem exageros para evitar o ganho de peso. 

Alguns exemplos de bons carboidratos a serem inseridos na alimentação são o arroz, a aveia e a batata doce. Os carboidratos devem ser consumidos preferencialmente em sua forma integral, garantindo maior quantidade de nutrientes e maior saciedade.

Os vegetais e as frutas são outros alimentos que devem ser inseridos em nosso cardápio por possuírem vitaminas, minerais e fibras alimentares. 

As fibras são fundamentais por fornecerem maior saciedade e ajudarem no funcionamento do intestino. Já as vitaminas e os minerais são importantes por regularem as reações químicas do corpo.

As proteínas são responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos do corpo, fortalecendo a estrutura do corpo, sendo essenciais em um cardápio equilibrado. As proteínas mais conhecidas pelos brasileiros são a carne vermelha bovina, o frango e o porco.

Dicas para montar um cardápio equilibrado:

  • Uma dica fundamental ao se criar um cardápio é a modificação na forma de preparo dos alimentos. Preparar o prato sempre da mesma forma faz com que o indivíduo enjoe do prato mais facilmente e acabe optando por outro alimento menos saudável.

Para mudar a forma de preparo das refeições é importante se ter à mão diferentes temperos naturais, que modificam o sabor do prato sem aumentar significativamente a quantidade de calorias.

  • Outro dica importante para aqueles que possuem um dia a dia agitado, é deixar os alimentos prontos ou semiprontos. Tente sempre deixar frutas e legumes já higienizados, congelar pratos já montados e deixar os carboidratos já cozidos.

Para isso, separe algumas horas de algum dia da sua semana para se dedicar ao preparo das refeições do seu cardápio.

  • Busque sempre as versões integrais dos alimentos. As versões integrais sempre garantem uma maior quantidade de nutrientes para as refeições e faz com que você não precise abandonar alimentos que você goste, como o pão.
  • Os vegetais devem sempre ocupar a maior parte da sua refeição, sendo recomendado ocupar metade do prato. É fundamental ter uma variedade de vegetais para que seja consumido todos os tipos de nutrientes.
  • Após pensar nas refeições a serem consumidas na semana, faça uma lista de compras. Assim você não corre o risco de que algum ingrediente esteja faltando na hora de prepará-los.

Agora que você já sabe como montar um cardápio equilibrado, é importante ter em mente quais os tipos de alimentos que devemos evitar.

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados