Dentre muitos termos que entram na moda de tempos em tempos, o “Eco Friendly” se tornou um bom adjetivo que muitas empresas estão buscando ser. E que bom que estão!

Mas afinal, o que é ser Eco Friendly? E não vale só fazer a tradução e dizer que é ser “amigo do meio ambiente” sem entender de fato o que significa.

Nesse artigo vamos te explicar desde a origem do termo, o que é preciso para ser eco friendly, algumas marcas que têm se juntado a esse movimento e porquê você deve apoiá-las. E aí, vamos nessa?

De onde veio o nome “Eco Friendly”? 

O termo Eco Friendly não é novidade para ninguém. Já havia movimentos ambientalistas como esse ganhando força desde 1960. Porém, nessa época essas pautas passavam longe das grandes empresas.

Muito pelo contrário, a maior parte desses movimentos se revoltava com essas empresas, travando grandes guerras.

Em 1972 a ONU traz o conceito de desenvolvimento sustentável e começa a acender o discurso de que há um caminho que consiga unir esses dois mundos.

Mas foi só com a democratização da internet e da presença das pessoas nas redes sociais que isso fez com que as pessoas conseguissem formar grandes grupos engajados e cobrar as empresas, que por sua vez, viram que seria um tiro no pé não ouvir seus consumidores.

A partir de 2008, o termo Eco Friendly começa a ganhar grande relevância e voltou a se reacender recentemente, em 2019.

Mas afinal, o que é ser “Eco Friendly”?

Ou seja, o que significa ser amigo da natureza? Bem, primeiro de tudo, significa que sua marca não causa danos ao meio ambiente.

Empresas Eco Friendly se preocupam com o impacto que suas ações no seu dia a dia podem gerar ao mundo, como a utilização de fontes de energias renováveis, economia de água e redução da geração de dióxido de carbono.

Além disso, essas empresas precisam também se preocupar da porta para fora, com os produtos que elas colocam no mercado.

Para isso utilizam matérias primas recicladas, embalagens reutilizáveis e estimulam ações sociais de conscientização com sua comunidade.

Ao assumirem o nome Eco Friendly, as empresas tomam um lugar em que devem cobrar e serem cobradas pelo seu posicionamento.

Conheça algumas marcas que estão seguindo esse caminho!

O importante de você entender o que significa Eco Friendly é perceber que existem algumas empresas que se enquadram no conceito, mas preferem se classificar de outras formas.

Essas marcas conseguiram encontrar o equilíbrio entre um crescimento saudável e o desenvolvimento sustentável.

Reserva

A Reserva é uma das maiores referências no assunto, fazendo parte de um movimento chamado Capitalismo Consciente.

Para isso eles usam energia renovável e recursos para economia de água, investem em programas de reciclagem e possuem processos sustentáveis de produção.

Além disso, a Reserva integra o Sistema B. Uma comunidade global de empresas que operam para gerar impacto positivo.

Campo Largo

A Campo Largo é uma marca de bebidas saudáveis que fabrica seus produtos através de uma série de práticas sustentáveis. A matéria-prima das bebidas, por exemplo, provém da agricultura familiar da região da Serra Gaúcha, e a atividade gera renda para mais de 2 mil famílias locais.

O que não é aproveitado das frutas na produção dos sucos também não é jogado fora. O material passa por um processo de compostagem e co-processamento virando adubo e alimento para animais.

A empresa tem uma parceria com a EuReciclo, uma instituição que certifica a compensação ambiental de todas as embalagens que são colocadas no mercado. Além disso, uma parte da venda anual é destinada a cooperativas de reciclagem.

Brota Company 

E é claro que não poderíamos deixar de falar um pouquinho de como a Brota tem trabalhado para se tornar uma empresa que gera impactos positivos para as pessoas e para o planeta.

Para isso, a Brota utiliza apenas plástico reciclado na sua produção. Além disso, existe a compensação de todo material produzido, ou seja, 200% de reciclagem em parceria com o selo eu reciclo. E para resolver a questão do carbono, foram neutralizados os carbonos de todas as entregas e futuras entregas feitas pela empresa.

Quanto ao impacto social, a Brota é parceira da Cruz Vermelha, doando mais de 500 dias de alimentação durante a pandemia do Covid-19. Também promovemos algumas ações de plantios de mudas, apoiadas pelos nossos seguidores e parceiros.

E porquê consumir empresas Eco Friendly?

Primeiro de tudo, ao apoiar esse movimento você traz de uma maneira fácil a sustentabilidade para sua rotina e pode ficar tranquilo sabendo que fez sua parte no que podia.

Não só isso, você incentiva essas empresas nessa causa e também faz com que outras empresas possam ir se transformando para também integrar esse movimento e gerar uma corrente do bem.

Seguir essas marcas também te coloca em uma comunidade de pessoas preocupadas com ações sustentáveis e te ajudam na transformação dos seus hábitos.

Inclusive, se quiser começar hoje mesmo, fizemos esse artigo com 80 dicas sustentáveis práticas para começar a aplicar na sua vida, que você pode gostar.

E você que leu até aqui, gostou do artigo? Achou que te ajudou a entender melhor do assunto? Então conta pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *