O manjericão é uma erva muito presente no nosso dia a dia e pode ser encontrada em vasinhos, nas janelas e cozinhas de muitos brasileiros. Mas afinal, o manjericão serve para quê?

Preparamos esse artigo para te contar um pouquinho de onde vem essa erva tão querida por nós e como você pode utilizá-la, explorando ao máximo suas características tão singulares, com direito a duas receitas incríveis para você aprender e poder fazer da sua casa para impressionar seus amigos. Vamos lá?

As origens do manjericão

O manjericão, também chamado de basílico ou alfavaca, é uma planta da mesma família da hortelã e do orégano.

Acredita-se que ele tem sua origem na Ásia, principalmente na Índia, onde o manjericão tem sido cultivado por mais de 5 mil anos.

Eventualmente, o manjericão começou a ser difundido ao redor do mundo e se tornou o queridinho de muita gente por se desenvolver bem em ambientes internos, longe do frio. 

Para que serve o manjericão?

O manjericão tem seu sabor marcado por um toque cítrico e sua refrescância. Por esse motivo, o manjericão serve para harmonizar bem com outras especiarias, como cebola, orégano, azeite e principalmente o tomate.

Isso faz com que a erva seja amplamente utilizada na culinária italiana, em molhos que acompanham massas (como o pesto!), sopas e também em deliciosas pizzas.

Além disso, o manjericão tem sido cada vez mais utilizado em drinks, servindo para trazer frescor e uma aromatização única. 



vaso de manjericão

A melhor forma de usar o manjericão!

Como qualquer outra erva, o manjericão deve preferencialmente ser consumido fresco. Portanto, esqueça aqueles saquinhos de tempero desidratado que você por aí no mercado. Confia na gente, faz toda diferença!

Tem também a opção de você comprar em maço no mercado, mas nesses casos a planta costuma ser altamente carregada de agrotóxicos, que são prejudiciais à saúde.

A nossa recomendação é que você disponha um pouquinho de tempo para ter suas próprias mudas de manjericão. Dá um pouquinho de trabalho, mas vale muito à pena.

(Ah! E se você não quiser ter trabalho, a gente tem a Brota para te ajudar 😉 )

Além disso, o manjericão é uma planta perene, ou seja, após crescido você pode colher ele várias e várias vezes que suas folhinhas em pouco tempo crescerão novamente.

Portanto, ter uma mudinha de manjericão em casa servirá para você fazer receitas incríveis e surpreender seus amigos.

Por isso, separamos algumas receitinhas fáceis para você testar na sua casa!

Macarrão ao Molho Pesto

Como dissemos anteriormente, o manjericão pode ser utilizado em alguns molhos que casam muito bem com massas.

O macarrão ao molho pesto é uma ótima pedida, para trazer sofisticação e praticidade para fazer um jantar incrível. O Mohammad inclusive consegue ensinar vocês em 3 minutinhos, quer ver?

INGREDIENTES:

  • 150g de macarrão 
  • 2 xícaras de manjericão
  • 1 xícara de queijo meia cura ralado (ou parmesão)
  • 3 col. de sopa de castanha de cajú
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 xícara de azeite ou até dar o ponto
  • pimenta dedo de moça a gosto
  • pimenta de cheiro a gosto 
  • Queijo meia cura para finalizar

Gin Basil Smash

E não só para a culinária serve o nosso querido manjericão.  Uma ótima maneira de surpreender os seus amigos pode ser utilizar algumas ervas frescas em drinks!

Aproveitando o destilado mais falado do momento, o Gin, trouxemos essa receita do Gerson do canal You Drink para você que está procurando drinks diferentes para tomar com a galera.

INGREDIENTES:

  • 10 folhas de manjericão
  • 1/2 limão espremido
  • 20 ml de xarope de açúcar
  • 60 ml de Gin
  • Gelo

Use e abuse da sua criatividade!

Essas foram apenas duas de muitas maneiras que você pode utilizar o manjericão em suas receitas. Mas você mesmo pode usar da sua criatividade e criar drinks e receitinhas incríveis.

E se rolar, faz aquela mídia e marca a gente lá no Instagram! (@brotacompany)

Você gostou desse artigo? Ele foi feito pensando em você e em poder te ajudar. Seu feedback é muito importante para nós. Então, conta para a gente, o que você achou?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *