Ter sua própria horta pode render para você diversas plantas lindas que irão deixar o ambiente com sua cara ou colheitas deliciosas que vão direto pra sua mesa do jantar.

Mas você sabia que cuidar de uma horta também pode fazer maravilhas pelo seu bem-estar? Confira com a gente 5 benefícios secretos que uma horta em casa pode trazer.

1. Ajuda a economizar

Manter a sua própria horta é uma prática que ajuda você a gastar menos dinheiro em compras no supermercado, além de ter sempre alimentos fresquinhos no seu dia a dia.

Olhando para os alimentos orgânicos, produzidos com práticas que respeitam o meio ambiente e livres de agrotóxicos, vemos uma grande variabilidade dos preços em algumas regiões, um estudo feito em Belo Horizonte, por exemplo, mostrou uma diferença de 168% entre os preços dos alimentos orgânicos e comuns.

Assim, ter uma hortinha em casa faz você manter sua vida mais saudável, sem perder dinheiro.

2. Proporciona uma alimentação mais saudável

Segundo uma divulgação do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos, da ANVISA, cerca de um terço dos vegetais mais consumidos no país apresentaram um nível de agrotóxico acima do aceitável.

Foram levados em conta dois critérios principais: a presença de agrotóxicos acima do nível permitido e a presença de agrotóxicos não autorizados para o tipo de alimento.

Dentro dos que mais se destacaram negativamente, estão o pimentão, morango, pepino e alface. Com essas informações fica evidente que o cultivo desses alimentos em casa aumenta os níveis de segurança para os produtos que consumimos.

Além disso, as hortas em casa proporcionam praticidade, entre uma rotina intensa, para uma alimentação melhor. As verduras estarão ainda mais acessíveis para você, já que é só colher o que produziu e cozinhar na mesma hora, temos uma alimentação muito mais saudável e repleta de bons nutrientes e sabor.

3. Funciona como terapia para a mente

Segundo um estudo publicado no Journal of Physiological Anthropologyo cuidado com as plantas, independentemente do tipo ou espécie, pode ajudar a manter uma boa saúde mental.

O contato com a terra, o carinho e o cuidado que a suas plantas exigem fazem com que os níveis de cortisol, responsável pela sensação de estresse, diminua. Colocando esses pontos na rotina, o estresse e a ansiedade voam para bem longe.

4. Reduzem embalagens

Atualmente, são produzidas 400 milhões de toneladas por ano de plástico no mundo, sendo que 40% é direcionado para o uso em embalagens e que a maioria serão descartadas logo em seu primeiro uso.

Assim, realizar ações para diminuição delas é uma ótima alternativa de trazer um dia a dia mais sustentável, já que você mesmo colhe suas próprias verduras, frutas e temperos no momento que você vai consumir.

5. Trazem frescor ao meio ambiente

Você sabia que ter uma horta em casa também alivia a temperatura do seu ambiente e traz maior sensação de frescor?

A água e a terra  de cultivo presente nas plantas possuem uma alta capacidade de preservar sua temperatura durante o dia e a noite, fazendo com que o ambiente fique aconchegante independentemente se você mora numa casa de quintal grande ou em um apartamento.

Além disso, as plantas produzem oxigênio durante sua fotossíntese, deixando o ar do ambiente mais leve, legal né?

Conhece outro benefício que a gente não colocou? Conte para gente nos comentários!

CONHEÇA TAMBÉM AS B.BOXES, HORTAS INTELIGENTES DA BROTA COMPANY, E PLANTE COM PRATICIDADE ->

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *