Se eu falasse a palavra horta, qual imagem viria à sua cabeça?

Veremos nesse artigo quais tipos de horta que existem, e você verá que provavelmente a horta que você pensou não é o único tipo que podemos ver por aí!

Talvez você tenha pensado em um espaço de terra no quintal de uma casa, não é? Esse só é um dos tipos existentes. Vamos lá descobrir!

Horta por tamanho

Uma primeira divisão que podemos fazer é dividir as hortas de acordo com área de cultivo:

Horta domiciliar

É aquela de menor tamanho, geralmente localizada em varandas de casas e apartamentos. 

E devido à sua capacidade produtiva está mais relacionada à lazer e práticas de jardinagem, do que para a produção de alimentos.

Os adeptos a esse tipo de horta, a cultivam muito pelo prazer de poder consumir, esporadicamente, um temperinho plantado e cultivado em seu quintal. 

Tratam essas plantinhas como um contato com a natureza em meio à rotina.


Horta caseira

Maiores que as domiciliares, as hortas caseiras são o tipo de horta que conta com uma maior área de cultivo. Geralmente presente em chácaras ou sítios.

Dessa forma, esse tipo de horta já possibilita uma certa subsistência dos familiares do proprietário, por exemplo. Podendo até gerar excedentes que podem ser comercializados.

Logo, apesar de poder ainda estar atrelada ao prazer e lazer, as hortas caseiras estão mais direcionadas ao aspecto de produção de alimentos.

canteiro de horta

Horta comercial ou industrial

Por fim, essas são as maiores hortas que podemos imaginar. São o tipo de horta diretamente direcionadas à produção de alimentos e obtenção de lucro em cima disso.

Empregando funcionários para o cultivo e gerenciamento do cultivo, as hortas comerciais pouco tem relação com o prazer de plantar e colher.

Geralmente estão instaladas em grandes fazendas e podem ocupar áreas gigantescas, visando a produção em grande escala.

Para saber mais sobre esse tipo de horta, confira esse guia.

horta de alface

Finalidades dos diferentes tipos de horta

Podemos ainda pensar que existem diferentes tipos de hortas seguindo o propósito ao qual elas se dedicam. Veja só:

Mini horta

É aquela destinada a quem mora em espaços pequenos, como apartamentos, e ainda sim quer ter uns temperinhos colhidos em casa.

Geralmente dispostas em vasos próximos às janelas. Confira mais detalhes sobre mini hortas aqui.

decoração da pia com plantas

Horta suspensa

É um tipo de horta interessante para quem já possui dificuldades em se abaixar para o cultivo. Ou para aqueles que querem usar a horta como parte da decoração em casa.

Nessas hortas, todo o plantio e colheita é feita na altura dos braços, longe do solo, em vasos suspensos, presos à parede ou ao teto.

Achou interessante? Não deixe de saber mais aqui.



horta suspensa vertical

Hortas orgânicas

Essas hortas podem ser de diferentes tamanhos, mas geralmente adotadas por pequenos produtores que querem vender suas colheitas.

Se diferem por não usarem, em nenhum momento, nenhum herbicida ou adubo industrial. O propósito é se aproximar bastante da tendência natural.

Veja mais sobre hortas orgânicas nesse artigo.

Deu vontade de ter uma horta?

Agora que você já sabe quais são alguns tipos de horta que existem, aposto que você está se perguntando qual delas mais se adequa à você.

Muito provavelmente, você acha que não tem muito tempo ou habilidade para plantar, mas mesmo assim quer ter o prazer de cultivar temperos fresquinhos na sua casa, não é mesmo?

Se você é essa pessoa e não sabe por onde começar, não deixe de conhecer as b.Boxes da Brota. Uma mini horta inteligente, orgânica e domiciliar. Feita para que qualquer um tenha o prazer de plantar e colher alimentos dentro de casa! 

Não esqueça de nos falar o que achou desse artigo, aqui nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *