Muitos se perguntam qual é a culinária mais saudável do mundo, os melhores alimentos para se consumir e as receitas menos calóricas.

Seja por curiosidade, para emagrecer ou adquirir hábitos de alimentação mais saudáveis, conhecer as culinárias mais saudáveis ajuda, também, a conhecer outras culturas.

Se você está interessado nas gastronomias mais saudáveis do mundo, continue com a gente para descobrir!

Qual o alimento mais saudável do mundo?

A culinária mais saudável do mundo foi eleita com base nos alimentos que compõem a maior parte de suas receitas. Sendo assim, também é importante conhecer os alimentos mais benéficos para a saúde.

Quando nascemos, nosso primeiro alimento é o leite materno. De fato, este é um dos alimentos mais saudáveis que existem. Posteriormente, quando crescemos, ouvimos que as frutas e legumes são os mais saudáveis. No entanto, apesar de ser verdade, existem outros alimentos que são considerados importantes.

Eles oferecem uma série de nutrientes que nosso corpo precisa. Surpreendentemente, um dos primeiros colocados é o ovo. Possui todos os minerais, aminoácidos e proteínas que precisamos. Também é rico em vitaminas.

Entre as frutas, um dos alimentos mais saudáveis é o coco. É extremamente versátil, sendo preparado como pratos, sobremesa e óleos. Inclusive, o óleo de coco é um dos mais saudáveis que existem. Em todas suas formas, os nutrientes são ideais para o corpo.

Ainda, o azeite de oliva extravirgem também é bastante indicado. Entre os cereais, o melhor é a quinoa, por sua baixa caloria e vitaminas.

Os especialistas recomendam que as nozes compõe uma dieta regular e nutritiva. Por isso, o alimento mais saudável do mundo, atualmente, é a amêndoa, pois reúne todos os nutrientes que nosso corpo precisa. Baixas calorias, melhor proporção nutricional e combate doenças cardíacas.

E qual a culinária mais saudável do mundo?

Agora, a culinária mais saudável do mundo é aquela que utiliza os alimentos mais saudáveis, certo? Nesse sentido, temos um empate na primeira colocação. Tecnicamente, a Espanha possui a gastronomia mais saudável do mundo.

Isso porque sua cozinha leva peixes, azeites, vegetais e muitas nozes. Suas receitas são ideais para evitar doenças cardiovasculares, principalmente. No entanto, a Itália detinha essa posição, até 2018. Inclusive, seu povo é considerado o mais saudável do mundo.

A classificação considera índice de mortalidade, qualidade de vida e riscos de doença. A organização Bloomberg Healthiest Country Index montou o índice. Na edição de 2019, a Espanha ultrapassou o primeiro lugar, da Itália. Dessa forma, ambos os países são considerados bem saudáveis.

Tem tudo a ver com os alimentos que compõe as receitas. E, nesse sentido, ambos os países europeus são especialistas. Em paralelo, países com alto consumo de peixes também entram na lista. Temos a Islândia e o Japão como exemplos.

Além de frutos do mar, óleos e nozes, também são altos consumidores de vegetais. Assim, sua culinária é extremamente saudável. Esses quatro países possuem uma boa alimentação. Principalmente por não serem adeptos de industrializados e processados. E também possuem hábitos de vida saudáveis.

Enquanto isso, os Estados Unidos, por exemplo, possui comidas pouco saudáveis.

Recomendam-se as receitas espanholas e italianas para quem quer ser saudável. Além disso, para quem não pode seguir a culinária, pode utilizar seus ingredientes.

Uma dieta baseada em peixes, óleos e nozes é ideal para a saúde. Seja em pratos típicos ou no dia a dia, possuem os nutrientes necessários para o corpo.

Por que conhecer a culinária mais saudável do mundo?

Conhecendo outras culturas saudáveis, você poderá comer bem, e com saúde. Muitos pratos típicos de outros lugares são extremamente saudáveis.

Dessa forma, procure receitas com óleos, peixes, nozes e verduras. Assim, poderá aproveitar os melhores sabores, e proporcionar os nutrientes que seu corpo precisa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *