Com o aumento da procura por uma alimentação mais saudável, um importante questionamento que surge é qual a melhor forma de comer os legumes. Sabemos que a melhor forma de ingerirmos algum alimento é a que irá nos fornecer uma maior quantidade de nutrientes. 

Existem muitos nutrientes que podem acabar sendo perdidos dependendo da forma de preparo realizada. Muitas pessoas ainda ficam confusas em como preparar esses alimentos da melhor forma e iremos esclarecer melhor a seguir com 7 dicas.

Primeiramente, não podemos estabelecer uma regra geral que seja a melhor forma de preparo para todos os legumes. Estes possuem diferentes propriedades que se comportam de formas diferentes com os diferentes preparos.

A recomendação para ter as mínimas alterações na composição dos alimentos é consumí-los de forma cru, porém alguns têm sua digestão muito dificultada quando consumidos dessa forma. 

Como a ingestão de legumes crus é, para a grande maioria, não muito agradável, separamos algumas dicas que ajudam a reduzir as perdas nutricionais desses alimentos na hora do cozimento. Vamos lá?

Dicas para preservar os nutrientes dos vegetais:

Cozinhe os alimentos com casca

A casca funciona como uma espécie de capa de proteção para os alimentos, evitando que muitos nutrientes sejam perdidos;

Evite cortar os alimentos em grandes pedaços!

Quanto mais cortes são feitos no alimento, mais sua superfície de contato aumenta, o que facilita a perda de nutrientes para a água;

Não cozinhe demais

Quanto menos tempo em contato com a água, menor será a perda dos nutrientes do alimento, sendo assim, cozinhe até o ponto que facilitará sua ingestão.

Use a menor quantidade de água possível

Tampar a panela e usar o mínimo de água dá um efeito parecido com o cozimento a vapor, o que ajuda a conservar nutrientes;

Mergulhe os vegetais depois que a água estiver fervendo

Isso fará com que o alimento fique menos tempo em contato com a água, o que dificulta a perda de nutrientes;

Reutilize a água do cozimento

Como os nutrientes dos vegetais são perdidos para a água, é interessante reutilizar essa água no preparo do arroz, por exemplo, que irá absorvê-la para ficar pronto.

Cozinhe no vapor

O cozimento no vapor provoca uma perda muito menor de nutriente quando comparado ao cozimento em imersão, pois não existe contato direto com a água.

Caso você não tenha utensílios próprios para isso, é possível improvisar colocando um escorredor de macarrão com os legumes em cima de uma panela com água fervendo.

Agora você já pode aplicar essas dicas no seu dia a dia para montar um cardápio mais saudável para melhorar sua qualidade de vida! Conheça a Brota e nos siga nas redes sociais para mais dicas 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *