Por que as pessoas dizem que cozinhar é uma arte?

Por que as pessoas dizem que cozinhar é uma arte?

A arte de cozinhar já faz parte do nosso cotidiano. No entanto, parece que é algo que fazemos no automático.

Inúmeras vezes, não paramos para admirar a beleza das culinárias. E muitas pessoas não entender porque dizem que cozinhar é uma arte.

Hoje, nós explicamos para você como a culinária se tornou uma das artes mais apreciadas do mundo.

As peculiaridades das culinárias

Não se sabe, ao certo, quando surgiu a culinária. Ou, ainda, onde teve sua origem. O que sabemos é que a arte de cozinhar sempre evoluiu com a civilização. Desde que o homem passou a dominar a natureza, ele procura formas de aprimorar sua comida. Especialmente com a descoberta do fogo, que permitiu cozidos e assados.

A partir deste momento, a culinária se tornou parte da história da humanidade. Dessa forma, diferentes regiões puderem aproveitar os conhecimentos gastronômicos em suas próprias civilizações. O primeiro livro de culinária é datado do século VII a.C., mas não se tem muitos registros.

Seja como for, a arte de cozinhar sempre esteve presente. Por exemplo, no Brasil, os indígenas já tinham suas próprias receitas. Utilizam mandioca e inhame para fazer farofas, e aqueciam para ter uma massa espessa. Cozinham peixes e verduras em fogueiras, para misturar o gosto de temperos de ervas.

Na África, diferentes carnes eram assadas para se tornarem saudáveis para os povos. Os mesopotâmicos e indianos elaboravam fórmulas para novas receitas. E mesmo os europeus se lançaram ao mar em busca de iguarias e temperos de todas as partes do mundo.

Muitos veem as culinárias como uma arte por conta da sua história. Além das misturas, desenvolver novos sabores, os desafios, as aventuras. A culinária faz parte da cultura de um povo, e se desenvolve com ele, dando origem as culinárias regionais.

Inclusive, é possível saber muito sobre uma região a partir da sua comida. Por exemplo, a Espanha foi eleita como a culinária mais saudável do mundo. Isso porque suas receitas compõem nozes, óleos, vegetais e peixes. Ou como mestres passam anos estudando com povos nativos para aprender seus pratos.

Assim como outras artes, a gastronomia é de suma importância para a história e para as nações.

Por que cozinhar é uma arte?

Agora, muitas pessoas ainda não podem entender como o ato de cozinhar pode ser uma arte. Isso ocorre porque elas não se atentam para o que estão fazendo. Com a correria do dia a dia, é quase impossível apreciar a arte de cozinhar em dias comuns.

No entanto, pesquisas indicam que cozinhar pode ser terapêutico. Inclusive o blog de saúde do portal UOL indica formas de meditar enquanto faz uma receita.

Esse é apenas um dos benefícios dessa arte. Além disso, para compreender o poder de cozinhar, é preciso se atentar para a gastronomia, em vez de apenas para a culinária.

Isso porque a culinária é o ato tornar os alimentos comestíveis, enquanto a gastronomia se atenta também para as sensações, os acompanhamentos, a cultura.

Por exemplo, é diferente preparar um bolo comum e preparar uma receita de infância, que você costumava comer na casa dos seus avós. Assim, a arte de cozinhar passa a ser apreciada pelas pessoas.

Basta se concentrar uma única vez. Apreciar os temperos, os sabores, os aromas. Misturar cada ingrediente, ver a receita se formando. É então que se entende porque chamam a culinária de arte.

Como desenvolver a arte de cozinhar?

Por fim, a arte de cozinhar pode estar presente no seu dia a dia. Basta praticar um pouco todos os dias.

Além de dedicar atenção e esforço para cada receita. Dessa forma, você poderá perceber o impacto dessa arte.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.