Os 10 alimentos mais saudáveis para emagrecer - Brota Company

Os 10 alimentos mais saudáveis para emagrecer - Brota Company

Quando o objetivo é seguir uma dieta para emagrecer, é importante ter conhecimento de quais são os alimentos mais saudáveis para isso. Adotar algumas estratégias simples, como a atividade física regular, mudar os hábitos alimentares e evitar alguns tipos de alimentos são fatores primordiais para o emagrecimento.

É necessário incluir no cotidiano alimentos que possuem menos calorias, que aceleram o metabolismo, aumentam a sensação de saciedade e combatem a retenção de líquidos. Confira abaixo uma lista dos 10 melhores alimentos para compor uma dieta e algumas dicas que podem te ajudar a ser mais saudável:

10 melhores alimentos para compor a dieta

1- Aveia

A aveia é um alimento rico em fibras solúveis e proteínas, o que prolonga a sensação de saciedade e ajuda a regular o funcionamento do intestino. Além disso, o alimento possui preço acessível e pode ser encontrado facilmente.

O alimento é bastante versátil, podendo ser consumido de várias maneiras. Uma forma interessante de ser consumido é fazendo seu consumo junto com outras frutas e iogurtes ou fazendo um mingau.

2 - Arroz Integral

Por ser rico em fibras, diferente do arroz branco, o arroz integral ajuda a promover a saciedade e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes. 

Esse alimento pode ser facilmente inserido nas refeições, acompanhado de salada, legumes e alguma proteína de escolha da pessoa. De qualquer forma, deve ser consumida em pequenas quantidades para que não cause o efeito contrário ao que se deseja.

3 - Pimenta

As pimentas, além de possuírem antioxidantes em sua composição, que reduzem inflamações no organismo, têm uma importante substância: a capsaicina. Esse composto é considerado termogênico e ajuda a acelerar o metabolismo.

Uma forma de incluir esse alimento no dia a dia é fazendo seu uso como tempero nas refeições, além de realçar o sabor das comidas e dar um toque a mais.

4 - Nozes

Devido aos ácidos graxos presentes nesse alimento, ele promove a eliminação de gordura localizada, além de outros benefícios, como redução do mau colesterol e auxílio na regulação de açúcar presente no sangue.

As nozes devem ser consumidas em pequenas quantidades para evitar que se tenha o efeito contrário ao desejado. Assim, uma forma de consumi-las é junto com outras frutas ou saladas.

5 - Gengibre

Essa raiz tem o poder de acelerar o metabolismo em mais de 10%, o que provoca uma maior queima de calorias e, consequentemente, auxilia no processo de emagrecimento.

Uma alternativa para incluir o gengibre no seu cotidiano é fazendo seu uso como tempero ou a partir de chás que fazem uso da raiz.

6 - Pêra

A pêra é uma fruta que aumenta a sensação de saciedade, devido ao alto teor de fibras em sua composição. Além disso, por apresentar um sabor mais doce, a fruta ajuda a evitar o consumo de alimentos muito açucarados, que geralmente são mais calóricos.

A fruta pode ser consumida como lanche ou misturada juntamente com outras frutas pouco calóricas.

7 - Chá Verde

Além de prevenir o inchaço do corpo, o chá possui propriedades termogênicas, devido à cafeína presente, o que contribui para acelerar o metabolismo e na queima de calorias.

8 - Linhaça

A linhaça é uma semente rica em fibras, o que contribui para o aumento da sensação de saciedade. Além disso, tem uma grande concentração de ômega-3, que ajuda a controlar o colesterol e a prevenir a inflamação do organismo.

Uma boa forma de consumir a semente é adicionando-a na preparação de pães e bolos e adicionando-a em saladas e frutas.

9 - Chá de Hibisco

O chá de hibisco auxilia no emagrecimento por  ter uma pouca quantidade de calorias e ser muito diurético, o que previne o inchaço corporal. O chá pode ser utilizado no lugar de bebidas mais calóricas, como refrigerantes e sucos.

10 - Hortaliças Folhosas

Os vegetais folhosos são ótimos aliados a uma rotina que visa o emagrecimento. Por possuírem poucas calorias por grama de alimento, esses vegetais provocam grande nível de saciedade com a ingestão de poucas calorias.

Alguns exemplos dessas hortaliças são a couve, o agrião e a chicória, vegetais que podem ser facilmente inseridos nas maiores refeições como acompanhamento no lugar de comidas mais calóricas.

Dicas finais

Após ter conhecimento sobre alguns dos alimentos saudáveis que ajudam no processo de emagrecimento, confira algumas dicas importantes para a sua dieta:

- Qualidade de Sono: É durante o sono que nosso corpo regula os hormônios responsáveis por regularizar os níveis de saciedade ao longo do dia.

- Beba Água: Consumir pelo menos 2L de água por dia é fundamental para evitar inchaços e auxiliar no funcionamento da nossa digestão, entretanto é importante evitar a ingestão de líquidos junto com o consumo de alimentos.

- Invista nas Saladas: Consumir uma boa quantidade de verduras antes de começar o prato principal ajuda a reduzir a quantidade de comida nas refeições.

- Faça Exercícios Regularmente: Além de contribuir para a aceleração do metabolismo, a prática de exercícios regulares aumenta a quantidade de calorias ingeridas no dia e, consequentemente, auxilia no processo de emagrecimento.

Agora que você já possui conhecimento sobre alguns dos alimentos importantes de serem consumidos no dia a dia e teve acesso à algumas dicas para a sua dieta, saiba mais sobre como se alimentar bem todos os dias.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.