Os 10 alimentos mais saud√°veis para emagrecer - Brota Company

Quando o objetivo é seguir uma dieta para emagrecer, é importante ter conhecimento de quais são os alimentos mais saudáveis para isso. Adotar algumas estratégias simples, como a atividade física regular, mudar os hábitos alimentares e evitar alguns tipos de alimentos são fatores primordiais para o emagrecimento.

√Č necess√°rio incluir no cotidiano alimentos que possuem menos calorias, que aceleram o metabolismo, aumentam a sensa√ß√£o de saciedade e combatem a reten√ß√£o de l√≠quidos. Confira abaixo uma lista dos 10 melhores alimentos para compor uma dieta e algumas dicas que podem te ajudar a ser mais saud√°vel:

10 melhores alimentos para compor a dieta

1- Aveia

A aveia √© um alimento rico em fibras sol√ļveis e prote√≠nas, o que prolonga a sensa√ß√£o de saciedade e ajuda a regular o funcionamento do intestino. Al√©m disso, o alimento possui pre√ßo acess√≠vel e pode ser encontrado facilmente.

O alimento é bastante versátil, podendo ser consumido de várias maneiras. Uma forma interessante de ser consumido é fazendo seu consumo junto com outras frutas e iogurtes ou fazendo um mingau.

2 - Arroz Integral

Por ser rico em fibras, diferente do arroz branco, o arroz integral ajuda a promover a saciedade e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes. 

Esse alimento pode ser facilmente inserido nas refei√ß√Ķes, acompanhado de salada, legumes e alguma prote√≠na de escolha da pessoa. De qualquer forma, deve ser consumida em pequenas quantidades para que n√£o cause o efeito contr√°rio ao que se deseja.

3 - Pimenta

As pimentas, al√©m de possu√≠rem antioxidantes em sua composi√ß√£o, que reduzem inflama√ß√Ķes no organismo, t√™m uma importante subst√Ęncia: a capsaicina. Esse composto √© considerado termog√™nico e ajuda a acelerar o metabolismo.

Uma forma de incluir esse alimento no dia a dia √© fazendo seu uso como tempero nas refei√ß√Ķes, al√©m de real√ßar o sabor das comidas e dar um toque a mais.

4 - Nozes

Devido aos √°cidos graxos presentes nesse alimento, ele promove a elimina√ß√£o de gordura localizada, al√©m de outros benef√≠cios, como redu√ß√£o do mau colesterol e aux√≠lio na regula√ß√£o de a√ß√ļcar presente no sangue.

As nozes devem ser consumidas em pequenas quantidades para evitar que se tenha o efeito contrário ao desejado. Assim, uma forma de consumi-las é junto com outras frutas ou saladas.

5 - Gengibre

Essa raiz tem o poder de acelerar o metabolismo em mais de 10%, o que provoca uma maior queima de calorias e, consequentemente, auxilia no processo de emagrecimento.

Uma alternativa para incluir o gengibre no seu cotidiano é fazendo seu uso como tempero ou a partir de chás que fazem uso da raiz.

6 - Pêra

A pêra é uma fruta que aumenta a sensação de saciedade, devido ao alto teor de fibras em sua composição. Além disso, por apresentar um sabor mais doce, a fruta ajuda a evitar o consumo de alimentos muito açucarados, que geralmente são mais calóricos.

A fruta pode ser consumida como lanche ou misturada juntamente com outras frutas pouco calóricas.

7 - Ch√° Verde

Além de prevenir o inchaço do corpo, o chá possui propriedades termogênicas, devido à cafeína presente, o que contribui para acelerar o metabolismo e na queima de calorias.

8 - Linhaça

A linha√ßa √© uma semente rica em fibras, o que contribui para o aumento da sensa√ß√£o de saciedade. Al√©m disso, tem uma grande concentra√ß√£o de √īmega-3, que ajuda a controlar o colesterol e a prevenir a inflama√ß√£o do organismo.

Uma boa forma de consumir a semente é adicionando-a na preparação de pães e bolos e adicionando-a em saladas e frutas.

9 - Ch√° de Hibisco

O chá de hibisco auxilia no emagrecimento por  ter uma pouca quantidade de calorias e ser muito diurético, o que previne o inchaço corporal. O chá pode ser utilizado no lugar de bebidas mais calóricas, como refrigerantes e sucos.

10 - Hortaliças Folhosas

Os vegetais folhosos são ótimos aliados a uma rotina que visa o emagrecimento. Por possuírem poucas calorias por grama de alimento, esses vegetais provocam grande nível de saciedade com a ingestão de poucas calorias.

Alguns exemplos dessas hortali√ßas s√£o a couve, o agri√£o e a chic√≥ria, vegetais que podem ser facilmente inseridos nas maiores refei√ß√Ķes como acompanhamento no lugar de comidas mais cal√≥ricas.

Dicas finais

Após ter conhecimento sobre alguns dos alimentos saudáveis que ajudam no processo de emagrecimento, confira algumas dicas importantes para a sua dieta:

- Qualidade de Sono: √Č durante o sono que nosso corpo regula os horm√īnios respons√°veis por regularizar os n√≠veis de saciedade ao longo do dia.

- Beba √Āgua: Consumir pelo menos 2L de √°gua por dia √© fundamental para evitar incha√ßos e auxiliar no funcionamento da nossa digest√£o, entretanto √© importante evitar a ingest√£o de l√≠quidos junto com o consumo de alimentos.

- Invista nas Saladas: Consumir uma boa quantidade de verduras antes de come√ßar o prato principal ajuda a reduzir a quantidade de comida nas refei√ß√Ķes.

- Faça Exercícios Regularmente: Além de contribuir para a aceleração do metabolismo, a prática de exercícios regulares aumenta a quantidade de calorias ingeridas no dia e, consequentemente, auxilia no processo de emagrecimento.

Agora que você já possui conhecimento sobre alguns dos alimentos importantes de serem consumidos no dia a dia e teve acesso à algumas dicas para a sua dieta, saiba mais sobre como se alimentar bem todos os dias.

Deixe um coment√°rio

Os coment√°rios precisam ser aprovados antes de serem publicados