Para que servem as hortas? Conheça 5 utilidades delas

Para que servem as hortas? Conheça 5 utilidades delas

Vivemos em um mundo que cada vez mais busca uma reconexão com a natureza. E nesse contexto, as hortas despontam como algo comum, nos bairros e nas casas. Mas afinal, para que servem as hortas?


São diversas as razões pelas quais alguém, uma família, uma vizinhança ou um grupo decidem ter uma horta. Sendo que as funções que a horta exerce podem ir muito além da produção de alimentos, por si só. Veja abaixo:

1. Alimentos frescos e práticos

Umas das mais básicas funções de uma horta é proporcionar alimentos frescos. Ou seja, que foram recém colhidos e em instantes já estão na mesa. 

O que pode ser relacionado com aspectos de maior preservação de sabor ou textura. Já que as características naturais do legume, erva ou vegetal, pouco vão se alterar se você puder colhê-los momentos antes de os consumir! 

Já imaginou poder contar com todos os nutrientes naturais de um vegetal ou de um tempero? Sem que eles se percam devido ao tempo ou a processos empregados? Pois bem! Com uma horta você consegue ter isso! 

Basta colher o seu manjericão minutos antes de colocá-lo na sua macarronada, ou seu hortelã fresquinho para aquele bom drink! 

E além de tudo isso, ter uma horta que te proporcione todo esse frescor, evita idas e vindas constantes de supermercados ou feiras. Assim, ofertando, ao proprietário da horta, praticidade!

 

Gin-ervas-frescas

2. Para que servem as hortas? Renda!

A partir do momento que a horta é dedicada à produção de alimentos, envolvendo uma maior área de plantio, por exemplo, entra o fator renda. Com certeza, a horta pode se tornar uma fonte de renda para uma família ou para um grupo de pessoas.

Atrelando-se a aspectos positivos da horta, como alimentos recém-colhidos, ou até pela venda de produtos orgânicos, o produtor consegue destaque no mercado, garantindo seu lucro.

Veja só esse exemplo: “Família cultiva alimentos em horta comunitária para garantir renda mensal”.

Além de que, cultivando uma horta dentro de casa, você consegue economizar dinheiro, acumulando renda também. Imagina poder contar com uma oferta de alimentos e temperos frescos e orgânicos em casa, sem precisar pensar em ir atrás e comprar esses produtos!

Parece bom demais, né? 

3. Saudabilidade e estilo de vida

Muito se fala atualmente das vantagens de se consumir alimentos naturais e não industrializados. E, com certeza, as hortas são grandes aliadas nessa tendência!

Além de proporcionar alimentos mais frescos, com suas características naturais preservadas, as hortas, muitas vezes, são orgânicas. Ou seja, não se utilizam de fertilizantes e agrotóxicos industrializados.

Dessa forma, contribuem imensamente para a saúde dos produtores e, também dos consumidores dos alimentos ali produzidos.

wrap-de-alface

4. Contribuição das hortas para a biodiversidade

Ao ter contato com o plantio de alimentos, ainda mais em uma escala baixa ou média, se entende melhor a sazonalidade destes. Ou seja, que abobrinha, mamão e tomate não dão na mesma época do ano.

E ainda mais, pode ser que cenoura seja facilmente cultivada em São Paulo e não na Bahia, e, dessa forma, as hortas têm um grande papel de não só entender, mas também respeitar, a biodiversidade de um local.

Comprando todos os vegetais e temperos no supermercado, temos a falsa impressão de que temos tudo à disposição o ano inteiro e em qualquer lugar, mas, como podemos ver melhor nesse artigo, não é bem assim.

Promovendo o cultivo das hortas respeitando a sazonalidade e a biodiversidade, conseguimos fazer com que a flora e a fauna, pela interação das plantas com animais, se desenvolva ainda mais!

5. Contato com a natureza através das hortas

Por fim, mas também muito importante, as hortas têm um papel fundamental na reaproximação entre nós, seres humanos, com a natureza. 

Imersos em arranha-céus das grandes cidades, muitas vezes, é difícil ver uma área verde no meio do concreto. Com uma horta, além de possibilitar um melhor visual, conseguimos ter contato, tocar na terra, sujar as mãos, proporcionando realmente uma sensação de conexão!

Dessa forma, as hortas muitas das vezes se tornam válvulas de escape, um hobby no meio de rotinas tão corridas. As hortas podem se tornar uma verdadeira terapia!

E um jeito ótimo de começar a ter esse maior contato com a natureza, além de poder contar com temperinhos sempre frescos, é através da Brota, nossa horta inteligente e autônoma. Não deixe de conferir aqui!

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.